NORMAS GERAIS PARA SUBMISÃO DE TRABALHOS

 

 

Este documento apresenta as instruções para a elaboração e envio de trabalhos, para a participação no VIII Seminário de Pedagogia (SEPED) - IV Encontro de Pesquisa em educação (EPE), que deverá ser feita por meio do Sistema de Submissão de Trabalhos, disponível no site http://seped2014.jimdo.com

 

1. Modalidades de Submissão de trabalhos

 

O evento oferece a possibilidade de submissão de dois tipos de trabalhos: comunicação de artigo e pôster eletrônico. Consultar itens e documentos específicos. A submissão de textos pode ser na condição de autoria ou coautoria. Todos os autores devem estar inscritos no evento.

 

As condições básicas da língua culta é critério de avaliação dos trabalhos. Portanto, aos autores cabe, obrigatoriamente, encaminhar os textos após revisão de língua portuguesa, bem como padronização dentro dos aspectos técnicos de citações, notas e referências bibliográficas, conforme ABNT. Frisamos que as datas referidas nas citações do texto devem coincidir rigorosamente com as constantes na referência de cada artigo. Não haverá devolução dos textos para tais cuidados.

 

Tipo de pesquisa: serão aceitas as propostas de apresentação de trabalhos de estudantes de graduação (TCC, IC, produção de disciplina, produção de estágio), PARFOR, Pós-graduação, Ensino Médio (PIBIC-EM e projetos), Professores PDE.

 

O envio do texto completo deverá ser feito exclusivamente pelo portal do VIII Seminário de Pedagogia (SEPED) - IV Encontro de Pesquisa em educação (EPE), por meio do site http://seped2014.jimdo.com/

 

Os trabalhos devem ser enviados pelo site oficial do evento entre os dias 28 de julho a 22 setembro de 2014.

A proposição dos trabalhos deve seguir um dos eixos temáticos que, deverá ser indicado no trabalho, conforme indicado nos modelos de submissão. Os eixos temáticos são:

 

Educação e diversidade;

Formação de professores;

Intervenção pedagógica;

Fundamentos da educação;

História e historiografia da educação;

Gestão;

Políticas educacionais

 

2. Comunicação

 

É trabalho organizado por um ou mais autores. Sua apresentação se dá de forma oral, com tempo de 15 minutos, num grupo de até 5 trabalhos, com discussão no fim das apresentações. As comunicações exigem a submissão de textos completos, que deverão conter entre 12 e 16 páginas, excluindo-se as referências e o resumo. Essa modalidade de trabalho deverá relatar pesquisas empíricas ou teóricas concluídas ou em andamento. Portanto, o texto deverá apresentar uma introdução contendo problema de pesquisa, bem como o objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados, discussões e considerações finais.

 

Critérios de avaliação: Consistência teórica, enfatizando os principais referenciais teóricos que orientaram a abordagem do tema; Coerência textual, revelando domínio teórico-argumentativo; Respeito ao formato técnico indicado.

Os textos que não respeitarem os critérios estabelecidos serão automaticamente eliminados do processo de publicação digital, com possibilidade de aceite para apresentação. Não serão aceitos recursos referentes aos resultados da avaliação.

 

3. Pôster eletrônico

 

É trabalho único organizado por um ou mais autores, com ensalamnto para apresentação oral na mesma forma dos trabalhos completos, em local, data e horário a ser estipulado pela organização do evento, no formato telas de apresentações. Sendo que as apresentações diferenciam-se pelo formato e tempo, sendo que o tempo para os trabalhos completos será maior que as apresentações de pôster: 15 minutos para apresentação de texto completo e 10 minutos para apresentação no formato pôster. O texto deverá apresentar uma a) Introdução contendo o problema de pesquisa investigado e objetivos da pesquisa, referencial teórico; b) Metodologia (material e métodos); c) Resultados; d) Discussão e Conclusão; e) Referências.

 

Critérios de avaliação: Consistência teórica, enfatizando os principais referenciais teóricos que orientaram a abordagem do tema; Coerência textual, revelando domínio teórico-argumentativo; Respeito ao formato técnico indicado.

Os textos que não respeitarem os critérios estabelecidos serão automaticamente eliminados do processo de publicação digital, com possibilidade de aceite para apresentação. Não serão aceitos recursos referentes aos resultados da avaliação.

 

4. Orientações para o Envio dos Trabalhos

 

O envio de trabalhos só poderá ser realizado se o (s) autor (es) do trabalho tiver (em) efetivado sua inscrição. Entende-se por “efetivado” as inscrições realizadas no site do evento, e pagas junto ao colegiado do curso de Pedagogia ou por meio do sistema bancário.

 

No ato de inscrição deve-se enviar o comprovante de pagamento, sem o qual não será aceita a participação no evento, assim como deverá ser esclarecido se há participação com trabalho ou não. Caso haja, (comunicação individual ou pôster) o moderador do sistema enviará uma senha de acesso ao participante que depositará seu trabalho para distribuição entre os pareceristas.

 

Este procedimento será realizado no endereço da página do evento: http://seped2014.jimdo.com, e o contato para envio da senha de acesso ao sistema de submissão de trabalhos será feito exclusivamente pelo e-mail cadastrado na sua ficha de inscrição. Portanto, ao realizar a inscrição, VERIFIQUE ATENTAMENTE SE AS INFORMAÇÕES DECLARADAS ESTÃO CORRETAS.

 

Avisamos aos autores que têm em seu provedor de e-mail proteção contra SPAM, que, caso não recebam sua senha, procurem verificar em sua caixa de Lixo Eletrônico ou SPAM, pois o e-mail contendo sua senha pode ter sido direcionado diretamente para esse local.

 

Caso tenha recolhido a taxa e passado o prazo de quatro (4) dias úteis para o envio da senha, após consultar sua caixa de SPAM e não localizar o e-mail contendo sua senha, poderá solicitá-la novamente, pelo formulário de contato que há no site.

 

Ao entrar no sistema, solicitamos que os dados pessoais sejam preenchidos e revisados, pois as informações constantes neste cadastro serão utilizadas para o contato com os participantes, bem como para a confecção dos certificados, sendo EXCLUSIVA responsabilidade dos participantes o correto preenchimento destas informações (não sendo possível refazer certificados cujos dados confiram com as informações da inscrição).

 

5. Preparação dos arquivos para submissão do trabalho

 

Para submissão de trabalhos de comunicação (artigos), será necessário anexar dois arquivos:

a) Texto identificado – ID;

Neste documento deverá constar todos os dados dos participantes.

b) Texto não identificado - NI.

 

Neste documento deverá ser excluído qualquer vestígio que possa identificar os autores do trabalho. O não atendimento a esse item inviabiliza a avaliação dos trabalhos. Ambos os arquivos devem ser preparados e salvos em extensão “. docx” ou “.doc”. A utilização deste modelo para digitação do trabalho já garante essa condição. 

 

Para a submissão de pôster, observar as orientações específicas.

O nome do arquivo deve conter apenas o título do trabalho, sem espaços, e a sigla “ID” para o texto identificado e “NI” para o texto no qual não consta (m) o (s) nome (s) do (s) autor (es). Exemplo: a) para texto identificado: escolaedemocraciavinteanosdepois-ID.doc; b|) para texto não identificado: escolaedemocraciavinteanosdepois-NI.doc.

A submissão do trabalho deverá ser feita apenas pelo 1.º autor do trabalho, no entanto TODOS os coautores deverão realizar a inscrição com anexo de confirmação de seu pagamento, para que o autor possa indicar dentro no sistema de inscrição quem são os coautores do trabalho.

 

6. Avaliação dos Trabalhos

 

A avaliação dos trabalhos será de fluxo contínuo ao longo do período de 28 de julho a 22 setembro de 2014, compreendendo três etapas:

a) Verificação do pagamento realizado pelo (s) autor (es) cujos nomes constam no trabalho identificado – comissão financeira;

b) Avaliação das normas e formatação – comissão técnica de editoração;

c) Avaliação do conteúdo – comissão científica.

Passarão para a terceira etapa de avaliação, apenas os trabalhos que atenderem às orientações do evento disponíveis no site http://seped2014.jimdo.com

 

Comissão Científica

 

Normas gerais para submissão de trabalhos (Trabalhos completos e pôster eletrônico)
Orientações para o Envio dos Trabalhos (
Adobe Acrobat Document 350.8 KB
Instrução para submissão de pôster eletrônico
ORIENTAÇÕES POSTER ELETRÔNICO (1).pdf
Adobe Acrobat Document 239.7 KB
Modelo de artigo completo
Modelo de artigo completo.doc
Microsoft Word Document 166.0 KB
Modelo de pôster eletrônico
Modelo de pôster eletrônico.pptx
Microsoft Power Point Presentation 234.8 KB

Fotografias do evento:

Fotografias do evento

 

Submissão de trabalhos e início das inscrições a partir de:

 

28/07/2014

 

Data limite para envio de trabalhos:

 

22/09/2014

 

Data limite de inscrição sem envio de trabalhos:

 

30/09/2014

 

Resultado dos trabalhos aprovados:

 

28/09/2014